O próximo álbum do U2 deverá surpreender os fãs da banda, revelou Bono em entrevista ao jornal inglês The Independent neste fim de semana. O disco deverá ter, segundo ele, influências da música africana descoberta pela banda em sua passagem pelo continente.
"Fizemos algumas gravações no Marrocos no ano passado", lembra o vocalista. "A banda toda foi a um incrível festival de música religiosa com cantores locais inacreditáveis. Foi uma lição de humildade para um punk ouvir essas pessoas que apenas fecham seus olhos por 40 minutos e cantam as melodias mais sofisticadas", conta.
Além disso, Bono entrega que o disco, ainda sem data para ser lançado, terá influências de trance. "Geralmente quando se toca uma música do U2, ela esvazia a pista de dança. E isso pode não acontecer mais. Há alguma influência de trance e tem também guitarras muito hardcore vindo do The Edge".
As gravações estão sendo finalizadas no sul da França. O álbum será o primeiro trabalho de músicas inéditas depois de How to Dismantle an Atomic Bomb, de 2004. "Ele não parece com nada que nós fizemos antes e achamos que não parece com nada que qualquer outra pessoa tenha feito também", garante Bono.